sábado, 17 de setembro de 2011

Tristeza

É um sentimento humano que expressa desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo. É o oposto da alegria. A tristeza pode causar reações físicas como depressão nervosa, choro, insônia, falta de apetite, e ainda, reações emocionais, como o arrependimento.
A tristeza pode ser originada da perda de algo ou de alguém que se tinha de muito valor ou pelo excesso de tédio; esta emoção pode ser potencializada se aquele que sofre de tristeza passa a acreditar que poderia ter feito algo para recuperar ou evitar a perda, mesmo que este algo a fazer seja na prática impossível de se concretizar, e independente da vontade do triste.
É comum a tristeza ser descrita como algo amargo, ou como uma dor, ou como sentimento de incapacidade, ou ainda como algo escuro (trevas).
Essas são algumas das definições de um sentimento que tem potencial para atacar qualquer um. Estamos todos sujeitos a esse sentimento, ele existe e não há como negar.
Há dias que parecem ser tão tenebrosos que não nos permitem levantar a cabeça, parecem tão fortes que nos deixam cabisbaixo o tempo todo. Estou nesses dias!
Mas não temo essas adversidades, eu creio em um Deus que vai além de circunstâncias, que nos revelou que teríamos aflições, mas me pediu que eu tivesse bom ânimo pois Ele venceu o mundo!
Isso é mais do que suficiente para mim!

Nenhum comentário: