sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Assombroso

Em períodos que me afasto dos centros urbanos, e sou levado ao "campo" tenho sempre uma sensação que muito me encomoda, a de assombro. Não digo em relação a sustos, medo de ficar sozinho, essas coisas do gênero, me refiro ao céu. Quando chega a noite, e olho para cima, eu me assombro! São tantas estrelas, são tantos corpos celestes, estrelas cadentes, uma diversidade de tamanhos e luzes... Eu fico admirando e me questionando da grandeza de Deus. Somos tão insignificantes e tão míseros e diante de toda àquela escuridão e estrelas me olhando eu me sinto um privilegiado. Privilegiado de poder sentir que eu dependo diretamente de Deus e que Ele é tudo para mim e tudo, exatamente tudo, contribui para exaltar o seu nome, até mesmo o assombro.
De modo geral, o mundo perdeu o senso de assombro. Crescemos. Já não perdemos o fôlego diante de um arco-íris ou do perfume de uma rosa, como acontecia antes. Ficamos maiores e todo o resto ficou menor, menos impressionante. Tornamo-nos apáticos, sofisticados e cheios da sabedoria do mundo. Não deslizamos mais os de dos sobre a água, não gritamos mais para as estrelas nem fazemos caretas pra lua. Água é H2O, as estrelas foram classificadas e a lua não é feita de queijo. Graças à televisão via satélitte e aos aviões supersônicos, podemos visitar lugares que no passado eram apenas acessíveis por Colombo, Balboa e outros exploradores intrépidos.
Houve um tempo, não muito distante, em que uma tempestade fazia o homem adulto estremecer e sentir-se pequeno. Deus, no entanto, está sendo deixado de lado pelo mundo da ciência. Quanto mais sabemos de meteorologia menos inclinados nos tornamos para orar durante uma tempestade. Os aviões voam agora acima, abaixo e entre elas. Os satélites reduzem-nas a fotografias. Reduzida de teofania a mero incômodo. Homens eram lançados de dentro de embarcações se a tempestade fosse motivo de alguns desses, como foi o caso de Jonas, acordaram Jesus questionando-o: quem é esse que acalma as tempestades e faz o mar se calar?
Para onde foi o assombro? Precisamos nos afastar de nossas grandezas e diminuirmos ao assombro diante de Deus!

Nenhum comentário: